Sites suspeitos de utilizarem robôs são cortados da lista da mídia

15 setembro, 2025

A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e a agência que atende o governo de Rondônia suspenderam o envio de peças publicitárias a aproximadamente 40 sites de notícia suspeitos de utilizarem robôs para aumentar a visualização. A fraude foi denunciada no Ministério Público do Estado (MPE), que acompanha o caso.

Os sites recebiam valores considerados muito altos, apesar de diversos deles serem praticamente desconhecidos, não terem endereço fixo e nem mesmo jornalista responsável.

Outra coisa que chama a atenção é que a maior parte desses sites aparentemente é cópia um do outro e nem tem produção própria. Alguns “roubam” notícia de outros sites, principalmente do Rondoniagora, republicando sem nem mesmo dar o crédito.

Agora a agência de publicidade está apurando o horário em que os acessos a sites desconhecidos acontecem. Seria de madrugada, quando os robôs são acionados.
A denúncia de fraude por parte de sites de notícia gerou repercussão, principalmente devido à pressão sofrida pelo novo secretário de Comunicação, Renan Fernandes.

O secretário tem sido vítima de ataques, promovidos por sites de notícia que fariam parte do esquema fraudulento montado para enganar a Secom e a agência de publicidade. O MPE acompanha passo a passa a situação.

Assessoria

Comentarios