Brasil registra 2º maior crescimento do PIB no 1º trimestre e supera EUA, China e União Europeia
11 novembro, 2025

Desempenho de 1,4% coloca o país entre as economias que mais cresceram no mundo, segundo levantamento da Austin Rating
Da Redação do RondôniaReal.com.br
O Brasil conquistou posição de destaque no cenário econômico global ao registrar crescimento de 1,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o período anterior. O desempenho coloca o país como o segundo com maior avanço econômico entre 58 nações analisadas pela agência de classificação de risco Austin Rating, com base em dados oficiais já divulgados.
O Peru lidera o ranking com crescimento de 2,4%, enquanto Arábia Saudita e Noruega aparecem empatadas com o Brasil, também com alta de 1,4%.
🌍 Brasil supera EUA, China e principais economias europeias
O levantamento mostra que o Brasil superou potências econômicas como Estados Unidos, China e União Europeia. Logo atrás aparecem Irlanda (1,2%), Holanda (1%) e Indonésia (0,9%), ocupando a terceira, quarta e quinta posições, respectivamente.
Com crescimento de 0,8%, Croácia, Espanha, Japão, Sérvia e Tailândia ficaram empatadas na sexta posição. Já EUA e China apresentaram alta de 0,7%, dividindo o sétimo lugar com Chipre, Lituânia e Malásia.
Entre as maiores economias do planeta, Reino Unido (0,6%), Canadá (0,5%), França (0,3%) e Itália (0,2%) tiveram desempenho mais tímido. No campo negativo, Alemanha (-0,1%), Coreia do Sul (-0,2%), Suécia (-0,3%) e Chile (-0,6%) apresentaram retração no PIB.
💹 Brasil deve se manter entre as 8 maiores economias do mundo
De acordo com projeções da Austin Rating, o Brasil deve consolidar-se como a oitava maior economia mundial em 2024 e 2025. A estimativa é baseada nos cálculos do Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê crescimento de 2,1% para o PIB brasileiro nesses dois anos.
Em 2023, o país já havia apresentado alta de 2,9%, subindo da 11ª para a 9ª posição entre as maiores economias do mundo. A nova projeção reforça o avanço contínuo da economia nacional, que poderá ultrapassar Itália, Canadá, Rússia, México, Austrália, Coreia do Sul e Espanha, mantendo-se atrás apenas de Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Índia, Reino Unido e França.
📊 Ranking global e ausência de dados em alguns países
O relatório da Austin Rating destacou que alguns países, como Macau, Vietnã, Índia, Armênia, Uzbequistão, Mongólia, Moçambique e Rússia, ficaram fora das primeiras posições por falta de dados oficiais disponíveis sobre o trimestre analisado.
Comentarios