No Banner to display

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

Com avanço da vacinação, ricos esperam consumir lazer e pobres, alimento

Postado Dia julho 19th, 2021

65% dos entrevistados em pesquisa informaram que esperam voltar a frequentar shopping centers, bares, restaurantes, hotéis e pousadas com o avanço da vacinação no Brasil.

As expectativas de consumo dos brasileiros para depois da vacina variam bastante entre famílias de maior e menor renda. Enquanto a 1ª quer aumentar o consumo de entretenimento, a 2ª espera poder comprar comida.

Os dados são de pesquisa do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), divulgada pela Folha de S. Paulo nesse sábado (17.jul.2021).

Segundo o levantamento, 70% dos consumidores com renda acima de R$ 9.600 pretendem gastar mais com viagens, transporte, restaurantes, cinema e atividades sociais com o avanço da vacinação contra a covid-19.

Esse percentual cai conforme a faixa de renda vai diminuindo. Em famílias com renda inferior a R$ 2.100, chega a 12,5%.

Entre os consumidores com menor renda, a expectativa é aumentar o consumo de alimentos, bens duráveis e roupas, saúde e cuidados pessoais.

“A gente observa que há uma propensão muito maior para gastar esses recursos, que algumas famílias conseguiram poupar, com toda aquela parte de serviços que está com dificuldade de recuperação durante a pandemia”, explicou a superintendente-adjunta de Ciclos Econômicos do FGV Ibre, Viviane Seda Bittencourt, ao jornal.

Considerando a diferença entre o percentual de famílias que esperam aumentar e aquelas que esperam reduzir o consumo dos itens citados na pesquisa, o único aumento de consumo entre os mais pobres é com alimentos.

Bittencourt explica que “a faixa de renda mais baixa diminuiu o consumo de alimentos” por conta da redução do auxílio emergencial e do aumento dos preços.

Quem mais consumiu bens duráveis, roupas, saúde e cuidados pessoais também foram as faixas de renda mais elevadas.

Cerca de 65% dos participantes da pesquisa informaram que esperam voltar a frequentar shopping centers, bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Aviões, ônibus de viagem e praias aparecem nas respostas de quase 60%. Cinemas e teatros, nas de 45%.

Os pesquisadores ouviram 1.610 consumidores durante o mês de junho deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%.

Fonte:Poder360

banner pe
banner 2pe