No Banner to display

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

PORTO VELHO: Comissão de Indústria e Comércio debate cadeia produtiva do tambaqui

Postado Dia setembro 12th, 2017

O presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Cicct), deputado Geraldo da Rondônia (PSC) abriu o debate sobre a questão da cadeia produtiva e, em especial, da comercialização do tambaqui em Rondônia, relatando os problemas na comercialização do pescado.

O presidente aprovou o pedido para que seja convidado a participar na próxima reunião (19) do superintendente da Suder, Basílio Leandro, para discutir a questão da comercialização do tambaqui.

Segundo Geraldo, com a crescente produção do peixe se diz preocupado com esta questão, “pois os grandes podem engolir o menor. O grande se vira para comercializar o peixe, mas e o pequeno, não tem como vender”.

Aélcio da TV (PP) disse que é preciso investir na cadeia produtiva do tambaqui e repensar todo o processo para que o produtor não tenha prejuízos na hora de comercializar o produto. “O criador atendeu ao apelo do Estado, está criando e produzindo e com a grande oferta do produto o preço tende a cair”, destacou.

Aélcio disse que tem também a questão de uma praga do peixe que se alimenta da ração e faz com que o animal não cresça o tanto que deveria dando prejuízo ao criador.

Geraldo destacou também que o produtor sofre com outras pragas como os biguás, martin pescador que se alimentam dos peixes e também dão prejuízo aos produtores. “Não vejo palestras sobre isso para orientar ao pequeno produtor. Temos que criar e ter lucro senão o produtor tem prejuízo e vai parar de criar”.

Também participou o deputado Cleiton Roque (PSB).

ALE/RO – DECOM

banner pe
banner 2pe