Confira a coluna
Bom dia a cavalo!
O infalível ditado popular legado por Guimarães Rosa sentencia que “quem fala muito dá bom-dia a cavalo”. A julgar pela reação corporativista do agronegócio à palestra do presidente da Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, em evento empresarial na China, ele deu bom-dia a uma cavalaria inteira.
A rigor, Viana disse a empresários brasileiros e chineses ávidos por um salto importante no comércio entre os dois países o seguinte: “Nós, brasileiros, deveríamos parar de dizer fora do Brasil que o país não tem problema ambiental. Nós temos. Faz muito tempo”. E mostrou dados a respeito. Alguém deve ter dito aos ruralistas que ele acusou o agro de ter toda a culpa por esta inegável situação. Entidades representativas do setor reagiram alegando que ele tentava destruir a imagem do Brasil (já péssima por ocultação da verdade), o saldo comercial e o PIB.
O agro, corretamente, sustenta que uma boa imagem do Brasil é necessária, que o saldo comercial pode ser maior e não é justo embaraçar o setor, decisivo para a saúde do PIB brasileiro. É um interessante caso em que os dois têm razão. Tanto é preciso ser sincero sobre o descalabro ambiental quanto fortalecer o setor da economia nacional que mais entrega resultados consistentes. Não havia necessidade de tanto bafafá por empresários muito bem informados terem ouvido, sem qualquer surpresa, o que já sabiam.
…………………………………………………………………..
Convenções tucanas
Visando unificar o partido, o presidente nacional do PSDB e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite anunciou a realização de convenções municipais dos tucanos em setembro, dos diretórios estaduais em outubro e do diretório nacional em dezembro. Em alguns municípios existem dirigentes adesistas ao ex-presidente Bolsonaro, caso de Porto Velho, onde o prefeito Hildon Chaves que se filiou ao União Brasil, segue controlando o partido com seus aliados. Leite não reza a cartilha bolsonarista porque pensa na sucessão presidencial 2026 e com isto Hildão pode perder o controle tucano.
Fundo partidário
Com as restrições causadas pelas cláusulas de barreira gerando impedimento de muitas siglas receberem aportes financeiros do Fundo Partidário apenas 14 siglas e suas federações terão direito a verba milionária para as eleições municipais do ano que vem. Partidos como o PL, PT, União Brasil terão fatias maiores em vista da representatividade existente no Congresso Nacional, com maior número de deputados federais e senadores. Partidos menores terão recursos mais limitados. Em 2024 o Novo, único partido que rejeitava estes recursos, resolveu receber a dinheirama também.
Eleição m Jipa
O União Brasil, que tem no comando o governador Marcos Rocha se prepara para lançar candidaturas próprias nos principais municípios do estado. Em Porto Velho, maior colégio eleitoral, o deputado federal Fernando Máximo, em Ji-Paraná, segundo colégio eleitoral rondoniense, com o prefeito Esaú Fonseca, que deixou o MDB, a reeleição. Também projeta alianças em Cacoal, Ariquemes e Vilhena, demais polos regionais que irradiam influencia para todo interior do estado.
Censo 2022
Conforme levantamento do professor Ricardo Gilson Costa e Silva, da Unir, com base nos dados fornecidos pelo IBGE o Estado de Rondônia teve a menor taxa de crescimento populacional da região Norte do pais na última década. Pelo menos 35 municípios perderam habitantes, alguns com verdadeiros recordes negativos, como Ministro Andreazza, na Região do Café, com menos 37,8 por cento e Campo Novo de Rondônia, com menos 30,2 por cento. Boa parte decresceu mais de 20 por cento ocasionando graves perdas de repasses financeiros constitucionais que são feitos com base no censo oficial.
As motivações
Entre as várias motivações pela debandada de rondonienses para outros estados e até outros países, o professor da Unir aponta a valorização da terra, a concentração das produções de soja, milho e da pecuária. Cerca de 67 por cento dos municípios registraram perdas populacionais e o modelo de pequenas propriedades decaindo, já que os pequenos proprietários por pressões sociais e econômicas acabam vendendo suas propriedades e se mudando. Municípios de porte médio como Buritis também foram atingidos, além é Guajará Mirim e Ouro Preto do Oeste.
Via Direta
*** Mesmo com a revisão do IPTU voltado ao preço de 2022 ainda temos queixas dos contribuintes com ajustes estratosféricos em Porto Velho *** Agora as reclamações serão resolvidas caso a caso com pedidos de revisão. A coisa ainda vai dar muita confusão porque muitos contribuintes já tinham pago as primeiras prestações com os preços inflados ***Enquanto isto a comissão especial de vereadores investiga o que aconteceu na planta imobiliária. Todos nós sabemos que a coisa não dará em nada, pois a maioria dos membros são daqueles que dizem amém ao Paço Municipal *** Trocando de saco para mala: Tem mais candidatos a prefeito para 2024 na capital do que grãos de areia no Rio Madeira.
Nosso Folclore
Nos idos do nosso território federal, alguns padres pregavam a moralidade nas missas dominicais e se esbaldavam em inferninhos enchendo a cara e recebendo carinhos das mulheres da vida pela madrugada. Era tempo com muito dinheiro circulando em Porto Velho com o ciclo da cassiterita e prostitutas de vários rincões do País acorriam a Porto Velho revoltando esposas devotas voltadas a defender a honra, a dignidade e os bons costumes da família. Como Porto Velho tinha se transformado na época numa Sodoma e Gomorra, algumas mulheres lideraram o movimento de expulsão das vadias, numa iniciativa para moralizar a cidade. Unidas, jamais seriam vencidas e assim foram em comissão a um bispo (já falecido há muito tempo) para pedir apoio, que na ocasião esbravejou contra as mundanas e se alinhou ao comitê de moralidade ferozmente. A posição antagônica do bispo mudaria rapidamente com uma ameaça das mariposas. A dona do bordel mais chique da época, foi clara: se o bispo liderasse o movimento das senhoras honradas ela mostraria em exposição na sua boate a cueca esquecida da autoridade religiosa numa noite de farra. Vai daí, que os ânimos arrefeceram…