Na manhã desta sexta-feira (10) ocorreu uma reunião na Superintendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Porto Velho com objetivo de intensificar o recenseamento no Município de Cujubim. A reunião que contou com a presença do prefeito João Becker, deputado estadual Pedro Fernandes, presidente da Câmara Municipal vereador Herlon Santos e vereador Alécio Pretinho, foi motivada pelas informações preliminares que apontaram queda populacional do Município, fator que pode prejudicar Cujubim com diminuição das receitas federais, situação que prejudica a oferta de serviços públicos de qualidade a população.
A comissão de representantes do Município foi recebida pelo superintendente do IBGE, Luiz Cleyton, que apresentou a metodologia de trabalho do Instituto e se colocou à disposição para colaborar para que o Município possa ser totalmente recenseado até o final do prazo, que se encerra no dia 31 de março. “Cujubim é um Município muito importante para nosso Estado. Nós temos ciência da importância que é um bom trabalho de recenseamento numa região como Cujubim, justamente para que a gente consiga retratar a realidade do quantitativo populacional, da característica da população, quantos homens, quantas mulheres, quantas crianças. A característica dos domicílios, a estrutura das casas. Então, o Censo demográfico retrata essa realidade, que para o gestor público é uma ferramenta fantástica pra elaboração de políticas públicas, discussão do orçamento, e toda parte de decisão e qualidade de vida do cidadão do Município”, comenta.
O prefeito, preocupado com a queda populacional apontada nos levantamentos feitos até então, destacou que a Prefeitura concederá todo apoio necessário aos recenseadores, tanto em divulgação, quanto em mobilização, para que as residências que ainda não foram alcançadas, possam ser recenseadas dentro do prazo. “Esta deverá ser uma ação conjunta, tanto da Prefeitura, quanto da Câmara Municipal, junto a equipe do IBGE. Estamos confiantes que ao final desta mobilização, nosso município não será prejudicado”, comenta ao lembrar que a queda populacional acarreta diretamente na diminuição da Receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e isso pode prejudicar a assistência básica a população, como manutenção de estradas, serviços de saúde, educação e assistência social.
O deputado Pedro Fernandes defendeu a união de forças dos poderes públicos municipais e se dispôs a colaborar defendendo Cujubim nesta importante demanda. “Ainda falta refazer algumas etapas, visitar algumas casas em que os moradores não foram localizados anteriormente, fazer o levantamento junto a Prefeitura para que essas pessoas possam ser efetivamente recenseadas. É importante que a população dê essa informação aos recenseadores do IBGE para que os dados sejam reais e preciso. Só assim que a Prefeitura terá os recursos necessários para cumprir com seu papel com toda população”.
O presidente da Câmara, vereador Herlon Santos, se disponibilizou para mobilizar todos os vereadores no intuito de levar a informação as pessoas que ainda não foram recenseadas. “Estarei, junto ao vereador Alécio, levando a informação aos demais colegas para que possamos unir forças em prol da conclusão deste Censo. O Município precisa e nossa população merece ser recenseada em sua totalidade. Pois somente assim Cujubim poderá continuar crescendo”, frisa.
A partir da próxima segunda-feira (13) a Prefeitura iniciará uma ação de mobilização que envolverá uma equipe para dar apoio aos recenseadores. O objetivo é sanear as possíveis falhas no levantamento e atingir 100% da população de Cujubim.