Ocorreu nesse última semana, a XX Marcha dos Legislativos Municipais, evento que reuniu vereadores de todo o país em Brasília (DF), onde na ocasião reuniu vários representantes de Câmara legislativa municipais de Rondônia.
Por se tratar de um evento voltado para a categoria legislativa, Cujubim não ficou de Fora e nessa oportunidade foram os 11 vereadores a fim de além de participar desse evento que ocorre todos os anos, também os edis abriram um leque de oportunidade de conseguir emendas parlamentares para o município de Cujubim.
De acordo com o presidente da Casa de leis, srº. Gilvan Soares Barata, além da participação e acarretando mais conhecimento os vereadores conseguiram mais de $1 milhão e meio de reais em emendas para serem investidos em Cujubim, entre elas, 800 mil reais do Senador Acir Gurgacz para pavimentação das ruas na cidade, 350 mil reais do Deputado Federal Léo Morais, entre outros, como emendas do Senador Marcos Rogério, e os Deputados(as) Federais Silvia Cristina e Lucio Mosquini, vale ressaltar ainda que, mesmo os quais não conseguiram trazer recursos ao município, fizeram contatos e criaram relações mais próximas com os Senadores e Deputados.
O presidente ainda enfatiza que a ida dos vereadores justificam-se por todos os benefícios que trazem ao município, demonstrando assim que as despesas precisam ser custeadas pois o retorno a sociedade é favorável. O principal benefício, sem dúvida alguma é o conhecimento, visto que a Câmara Municipal de Cujubim é um legislativo renovado, uma vez que houve a renovação de cerca de 70% (setenta porcento) dos vereador, ou seja, dos 11 (onze) eleitos, 7 (sete) estão em seu primeiro mandato, desta forma, carecem de certa forma de um conhecimento aprofundado sobre o Poder Público em sua complexidade.
Por esse motivo, o Presidente desta Casa de Leis, o Sr. Gilvan Soares Barata, após requerimento dos vereadores aprovado pelo Plenário desta Casa por unanimidade, achou por bem providenciar meios para o deslocamento dos agentes políticos do Poder Legislativo Municipal ao Distrito Federal para participarem da XX Marcha dos Legislativos Municipais, evento de conhecida credibilidade e que passa notório conhecimento, visto o gabarito dos palestrantes que ali se fizeram presentes.
As pautas foram de grande proveito, onde foi apresentado vários temas, entre elas os fatores fundamentais das normas e projetos do Poder Público, como a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano Plurianual (PPA) e a Nova Lei de Licitações (14.133/2021), entre outros, os quais foram amplamente explicados durante o evento, esclarecendo praticamente em sua totalidade as dúvidas dos vereadores sobre os temas.
Preocupado em manter a população apar em virtude da transparência das ações e outras informações, o presidente também é bem criterioso quando a lei de informação e disponibiliza garantido por lei as despesas com o deslocamento do Legislativo à Brasília, estas podem ser encontradas no Portal da Transparência, no site da Câmara Municipal de Cujubim – https://camaradecujubim.ro.gov.br/.