No Banner to display

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

57% dos brasileiros temem um apagão em 2021

Postado Dia julho 24th, 2021

Outros 33% dizem não se preocupar. Medo de eventual falta geral de energia é maior no Nordeste

Pesquisa mostra que 57% da população brasileira está preocupada com o risco de apagões no Brasil, enquanto 33% dizem o contrário. Outros 10% afirmam que não sabem responder. É a 1ª vez que o levantamento faz essa pergunta aos entrevistados.
O Brasil corre o risco de enfrentar um blecaute ainda em 2021. O apagão deve acontecer se a média de longo tempo de chuvas ficar abaixo dos 61,5%. O cálculo é do CBIE Advisory (Centro Brasileiro de Infraestrutura) com dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). O 1º semestre fechou com o indicador em 66%. Nota do ONS (íntegra) mostra que o percentual pode cair para 62% na 6ª feira (16.jul). 

O percentual da MLT (Média de Longo Termo) é utilizado para monitorar o histórico de chuva no país desde 1931. Se estiver abaixo dos 100%, significa que chove menos do que a média histórica no país. O índice de chuva de 2021 é o menor em 20 anos. Até maio de 2021, o índice estava em 63%, apenas 1,5 ponto percentual acima do limite para haver um apagão no país. Ao mesmo tempo, o consumo energético até abril alcançou 169 mil GW, o maior desde 2004, segundo o ONS.

Esta pesquisa foi realizada no período de 19 a 21 de julho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 427 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

DESTAQUES DEMOGRÁFICOS
Os moradores da região Nordeste (73% do estrato) e os que ganham até 2 salários mínimos (68%) são os mais preocupados com o risco de apagões no Brasil. Eis os recortes por sexo, idade, região, nível de instrução e renda:

BOLSONARISTAS MENOS PREOCUPADOS
Entre os que avaliam o presidente como “ótimo” ou “bom” são 25% os que estão apreensivos com o risco de apagões no Brasil. Já 63% afirmam que estão despreocupados. Do grupo que rejeita Bolsonaro, 73% têm a apreensão.

PODERDATA
O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISAS MAIS FREQUENTES
O PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

Fonte:Poder 360

 

banner pe
banner 2pe