Pessoas com comorbidades com mais de 30 anos estão sendo imunizadas em Porto Velho
Rondônia está no último lugar no ranking de vacinação do país, de acordo com os dados do consórcio de veículos de comunicação formado pelo portal UOL, jornais Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Extra e O Globo.
Entre os estados que menos vacinam Rondônia aparece com 17,4% de vacinados na primeira dose e 9,9% com a segunda dose, ficando atrás de Roraima, Acre, Amapá e Pará na pirâmide dos imunizados.
Em primeiro lugar no ranking de mais vacinados o estado Mato Grosso do Sul, alcançou a marca de 40% de sua população vacinada com a primeira dose e outras 17,2% com a segunda dose da vacina.
Vacinação por comorbidade
Nesta quarta-feira (02), iniciou na Faculdade Uniron em Porto Velho a vacinação para pessoas com comorbidade acima de 30 anos. A equipe do Diário da Amazônia foi até o local e encontrou uma extensa fila para receber o imunizante.
Francisco Filho de 36 anos, que tem asma, reclamou da demora da fila, depois de passar 30 minutos esperando. “Cadê o distanciamento? A gente passa a pandemia inteira sem aglomerar e no dia de tomar a vacina aglomera”, disse.
Já Fernanda Ferreira de 34 anos recebeu a primeira dose da Astrazeneca devido a comorbidade artrite reumatoide crônica, doença que realiza tratamento a 11 anos. Ela destaca o alívio de receber o imunizante contra a Covid: “É um alívio receber a primeira dose. Eu achei super organizado, achei que ia ser mais complicado, mas foi super rápido”, disse.
Lígia Arruda é servidora da Divisão de Imunização, ela conta que para o primeiro dia foram agendados 4 mil cadastros para vacinas. “O agendamento deve ser feito por aplicativo. Como trabalhamos com três vacinas, Astrazeneca, Coronavac e Pfizer. Para a gente tirar da rede de frio para cá a gente tem que estimar a quantidade de pessoas que receberão atendimento no local. Além do aplicativo a gente também tem a cal center para agendamento 0800-6475225”, disse.
De acordo com a servidora a vacinação contra a Covid não acontecerá no feriado de (03) corpus christi e retornará na sexta-feira (4) e sábado (5).