quarta-feira, dezembro 11, 2024
Home CUJUBIM-RO Dados produtivos da Região colocam Cujubim como provável ligação da BR 242...

Dados produtivos da Região colocam Cujubim como provável ligação da BR 242 em Rondônia


O mês de maio foi marcado por mais um passo na busca por avanços para Cujubim. A Prefeitura de Cujubim apresentou em Brasília, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), alguns dados produtivos de toda a região. O interesse é defender o traçado da RO 205, como futura BR 242. Seria a ligação do Estado da Bahia com Rondônia, facilitando o acesso do Atlântico ao Pacífico, ou Leste a Oeste do Brasil.
 

Em Brasília, o prefeito Pedro Fernandes destacou a produção crescente de alimentos em toda região como fator primordial para que a Rodovia chegue através da MT 206 até a RO 205, cruzando Machadinho D’Oeste, Cujubim, até a BR 364. “Este é o trecho mais curto de acesso ao entrar em Rondônia, e poderá ser uma alternativa à maior parte da BR 364, favorecendo muito nossa região, assim como toda a região norte do Mato Grosso e sul do Pará”, frisa.

 

No DNIT, o prefeito esteve reunido com parlamentares do Mato Groso e uma comissão de representantes de toda a região que defende o traçado desta BR. Na presença do general Santos Filho, diretor-geral do DNIT, do vice-governador de Rondônia, José Jodan, e do senador Marcos Rogério, foi debatido e defendido este traçado como investimento de grande potencial econômico e logístico para o Brasil.

 

Potencial produtivo da Região

No vídeo apresentado pela Prefeitura de Cujubim, foram referenciados os dados produtivos de Cujubim, Machadinho D’Oeste e dos municípios que compõe a região, como Vale do Anari, Theobroma, Ariquemes, Cacaulândia, Monte Negro, Alto Paraíso, Rio Crespo, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari e a capital, Porto Velho.

 

O crescimento da produção foi um destaque da apresentação, como no caso da produção de soja, que segundo o IBGE, em 2017, os municípios que compõem o eixo produziram pouco mais de 161,2 mil toneladas. Já em 2019, a produção de soja saltou para 364,3 mil toneladas. Números que devem ser ainda maiores quando saírem os resultados do instituto referente a produção de 2020.

Segundo o Idaron, em 2020, a região possui mais de 4,2 milhões de cabeças de bovinos, sendo destes, 813 mil vacas leiteiras.

 

O IBGE aponta que a produção do Tambaqui, peixe que trouxe destaque para região a nível nacional, atingiu 25,7 mil toneladas em 2019. Destes, a cidade de Ariquemes desponta com uma produção de 9,3 mil toneladas e Cujubim é o segundo maior produtor de tambaqui do Estado, com 4,1 mil toneladas.

 

A produção de arroz, ultrapassou as 50 mil toneladas. O café chegou as 8,7 mil toneladas. A silvicultura, atingiu os 612,9 mil metros cúbicos de extração de madeira na forma sustentável. O abacaxi produzido na região, chegou a 7,8 mil toneladas. A mandioca atingiu a marca de 304,5 mil toneladas. A produção de milho ultrapassa as 124,3 mil toneladas, também no ano de 2019.

 

Inicialmente esta região seria a mais beneficiada com a ligação de Rondônia à Bahia através da BR 242, mas as demais regiões produtivas do Estado de Rondônia também se beneficiarão com essa importante alternativa rodoviária.
Aos leitores, ler com atenção Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
- Advertisement -
Related News