Rondônia, Hoje é

Cujubim, Porto Velho e outros municípios adere ao CISAN e fortalece Agroindústria do Vale do Jamari; Sebrae e Profaz dão suporte técnico

Postado Dia maio 29th, 2021


Em uma histórica reunião, nesta quarta-feira (26), em Ariquemes, 19 prefeitos deliberaram pela implantação do Selo Municipal de Inspeção Sanitária das agroindústrias pela via do Consórcio Intermunicipal CISAN Central-RO. Com a atividade, os municípios da Pérola do Mamoré, Região Central, Vale do Jamari e a capital poderão comercializar toda a produção local entre si, refletindo em geração de empregos, renda e aquecimento da economia de Rondônia.

Instituições chave do projeto do selo inspeção compareceram ao evento, como o programa Profaz, representado pelo conselheiro substituto do Tribunal de Contas, Dr. Francisco Junior, a Assembleia Legislativa, pelo deputado Adelino Follador, o SEBRAE, pelo superintendente Daniel Pereira, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM, membro-diretor, prefeito Pedro Fernandes e toda a Diretoria Executiva do CISAN, na condução do presidente e prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifânio e o prefeito Hildon Chaves, de Porto Velho.

Em sua fala, o presidente Evandro enalteceu os representantes presentes, agradecendo pelo apoio ao projeto do selo, destacando que o consórcio CISAN é o único da Região Norte do país que está sendo habilitado junto ao Ministério da Agricultura. “Hoje estamos fazendo história, alterando nosso protocolo de intenções, para estabelecer esse serviço em nosso escopo de atuação, inclusive criando os cargos e formas de rateio para cobertura dessas despesas, para atendermos à normativa federal”, disse.

O prefeito Hildon Chaves, em ato solene da assembleia geral, consorciou o município de Porto Velho ao CISAN, para obter o serviço de inspeção, visando a abrir o comércio da capital para as agroindústrias de todos os municípios consorciados. “Na data de hoje estamos estabelecendo uma parceria que chamo de ganha ganha, onde todos os municípios se beneficiam dessa ferramenta, fortalecendo a economia do nosso estado. Todos os prefeitos podem contar com a capital nessa iniciativa”, falou.

O conselheiro substituto do TCE-RO, Dr. Francisco Junior, parabenizou a todos os prefeitos pela união em torno da implantação do selo de inspeção, destacando os reflexos econômicos que a iniciativa trará. Como representante do Profaz, ele declarou apoio irrestrito do programa ao projeto, justificando que os eixos de atuação do novo serviço do consórcio possuem extrema relevância para as economias locais, podendo assegurar o desenvolvimento de Rondônia.

Da mesma forma, o superintendente do SEBRAE, Daniel Pereira, registrou felicitações aos gestores municipais pelo consorciamento visando a implantar o selo de inspeção, também destacando a necessidade de promoção das economias locais, por meio da circulação ampla dos produtos rondonienses, acionando cadeias importantes de arrecadação municipal, por meio da abertura de novos negócios e estruturação dos já existentes.

Willian Luiz, superintendente do consórcio CISAN, explanou o projeto aos presentes destacando as formas de operação da atividade de inspeção, as contratações necessárias e os contratos administrativos de rateios a serem assinados pelos consorciados. “Como as deliberações de hoje, os municípios aprovaram a criação de uma estrutura administrativa em que absorvermos os cargos de médico veterinário, técnico agrícola e auxiliar de inspeção para a realização de inspeção e acompanhamento em agroindústrias, frigoríficos e até em matanças de animais, por exemplo. Ainda neste semestre estaremos licitando a compra de dois veículos, computadores e mobiliários, para iniciarmos as atividades, em janeiro de 2022.” Informou.

 

Fonte: CISAN Central-RO

Fotos: Marcos Neris

banner 2pe