Rondônia, Hoje é

VAZOU – Em áudio, prefeito de Machadinho autoriza vereador a utilizar a máquina pública para fins eleitorais

Postado Dia dezembro 2nd, 2019

Um abraço, meu irmão. Vai lá e faz a tua política agora, tá?” afirmou o prefeito de Machadinho D’Oeste-RO, Leomar Patrício (PHS) em áudio enviado via WhatsApp ao vereador Anésio Mota (PT), o Anésio da Agricultura, que também é o vice-presidente da Câmara Municipal. O áudio evidencia a utilização da máquina pública para fins eleitorais.

O áudio foi enviado a reportagem do site Conexão Amazônia por um eleitor indignado, o qual vamos preservar a identidade, em respeito ao sigilo da fonte conforme art. 5º, XIV da Constituição Federal (XIV – e assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional).

No áudio, o prefeito Leomar Patrício afirma, de forma categórica que os equipamentos da secretaria de obras foram destinado a realizar serviços na gleba 4, região do distrito Estrela Azul (reduto eleitoral dos vereadores citados na reportagem) para cumprir um acordo entre o prefeito e o vereador Anésio da Agricultura, pura e simplesmente visando a promoção política dos envolvidos. Deixando evidente a utilização da máquina pública para a promoção dos agentes políticos com fins eleitorais.

Ouça os áudios enviados pelo prefeito Leomar Patrício ao vereador Anésio da Agricultura 

00:00
 
00:28 
  •     AUDIO 1 – prefeito autoriza vereador a utilizar máquina pública para fins eleitorais 
00:00
 
00:29 
  •     AUDIO 2 – prefeito autoriza vereador a utilizar máquina pública para fins eleitorais 

O prefeito Leomar não deixa dúvidas que ordenou a realização dos serviços na região para atender a um acordo político, inclusive cita o nome do vereador Bizante do Ônibus (PRB), o Irondino Ricardino Correia, que também seria beneficiado com a ação.

Leomar orienta o vereador Anésio para que faça visitas a outras localidades e assuma compromissos que serão atendidos pela administração: “(…) você já me conhece… você sabe que eu sou seu parceiro, mas, bicho, agora é hora de ir pra frente, tá!… pra fazer tal lugar, tal lugar… vai na frente, vai ajeitando, você e o Bizante (…)”

O áudio deixa clara a intenção do prefeito em utilizar a máquina pública para fins eleitorais. É fácil perceber que as ações do prefeito visam tão somente a promoção do seu grupo político, num claro manifesto que somente serão beneficiadas as regiões onde o prefeito têm vereadores como aliados e demonstrando a formação de um conchavo que busca a promoção pessoal do prefeito e dos vereadores alinhados com a administração, ignorando por completo o interesse público.

Por se tratar de matéria denunciativa e opinativa, os citados não foram consultados antes da divulgação, uma vez que o jornalista responsável detém de poder de divulgação de conteúdos com base na liberdade de imprensa, porém o espaço do site está disponível para que apresentem suas versões dos fatos, as quais, se ocorrerem, serão divulgadas na íntegra, em obediência aos princípios da ampla defesa e ao contraditório.

Por: Dário Bagalo – DRT/RO 890

.

banner 2pe