No Banner to display

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

Cujubim se mobiliza em caminhada no Setembro amarelo

Postado Dia setembro 10th, 2019


Com a proposta de sensibilizar e chamar a atenção da população para a Campanha Setembro Amarelo, movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Prefeitura de Cujubim realizou a “Caminhada pela Vida”, nesta terça-feira (10), no Centro da cidade.

A caminhada foi organizada pela Secretaria de ação Social através do CRAS, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde. Os participantes vestindo amarelo, símbolos da campanha pela vida, caminharam até a praça municipal onde houve a concentração com palestras e informações do tema.

“A temática do suicídio ainda é cercada de grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, devido ao preconceito e/ou falta de informação. Por isso a importância de levar a campanha para espaços públicos e estimular a participação da sociedade na campanha de valorização à vida”, destacou a secretária de ação social e primeira dama Rosane Veiga.

Dados OMS De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. E segundo o site da campanha Setembro Amarelo, todos os anos são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil. Os índices fortalecem a proposta de trabalhar a prevenção, a partir de campanhas educativas. As pessoas precisam perder o medo de falar sobre o suicídio. O compartilhamento de informações ajudam a dar visibilidade a temática e estimulam o diálogo e a conscientização sobre problema e as formas de ajuda.

A campanha é executada em setembro, mas a temática da prevenção do suicídio deve ser trabalhada o ano inteiro. O Setembro Amarelo O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lembrado em 10 de setembro.

Fonte: Prefeitura de Cujubim

.

banner pe
banner 2pe