Rondônia, Hoje é

Machadinho: Sedam doa madeiras para reconstrução de pontes atingidas pela barragem

Postado Dia abril 11th, 2019

Sedam doa madeiras para reconstrução de pontes atingidas pela barragem em Machadinho do Oeste

Uma ação conjunta entre Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Departamento de Estradas e Rodagens e Transportes (DER) está garantindo que madeiras apreendidas e provenientes do Plano de Manejo Florestal Sustentável sejam disponibilizadas, atendendo os trâmites legais, para a reconstrução das pontes atingidas pelo rompimento de uma bacia de decantação no município de Machadinho do Oeste, ocorrido no dia 29 de março. A medida vai ao encontro de atender famílias que ficaram isoladas e estão passando dificuldades.

A ação foi enfatizada pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha, que enfatizou a necessidade de um pronto atendimento às famílias. “A questão ambiental é de suma importância, porém a social é prioridade, e a medida deve ser de forma célere e dentro da legalidade no intuito de legalizar as doações“, disse o governador.

Na região atingida, foram identificadas durante o período do rompimento sete pontes danificadas, como os acessos ao distrito de Novo Oriente. A Defesa Civil trabalha com o levantamento das pessoas isoladas e a partir disso, junto ao DER, já iniciaram ações de reparos para acesso às vias, garantindo o direito de ir e vir à população.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Ambiental, Elias Rezende, todos os trâmites legais administrativos foram adotados, vale ressaltar que a Sedam recebeu apoio do Ministério Público de Machadinho e do escritório regional do DER também em Machadinho do Oeste. Além disso, vários empresários se voluntariaram para ajudar no transporte de madeiras e equipamentos.

Fonte: SECOM

.

banner 2pe