No Banner to display

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

ILEGAL – Garimpo gigante de menério é fechado em vale do jamari em Rondônia

Postado Dia maio 24th, 2016

Uma operação deflagrada neste último domingo (22) pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) desativou um garimpo ilegal estruturado dentro do da FLONA (Floresta Nacional) do Jamari, localizado a aproximadamente 100 quilômetros de Porto Velho.

rondonia-garimpos-rondoniareal.com.brO que mais chamou a atenção dos agentes envolvidos na operação foi o tamanho do garimpo, que mede cerca de mil campos de futebol em toda a sua área devastada. Representantes do ICMbio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade), Polícia Federal, COE (Companhia de Operações Especiais) e Força Nacional, deram suporte à toda a ação.

No momento em que a equipe de fiscalização chegou ao local os garimpeiros já haviam fugido em meio ao matagal e ninguém foi preso. No garimpo eram retirados minérios como nióbio, columbita, tantalita e cassiterita.

Todo o equipamento utilizado para a extração ilegal dos minérios foram incinerados pela equipe do IBAMA e o local foi isolado.

Garimpos dessa magnitude são comuns em toda a extensão do estado rondoniense, nos últimos anos equipes do IBAMA vem intensificando essas operações que ainda são insuficientes para coibir que grandes clareiras sejam abertas no meio da floresta para a degradação da natureza.

A extração ilegal e de forma danosa de recursos naturais é proibida pela Lei 9605/98 e pode culminar em condenação de um a três anos de cadeia, além de multa.

Fonte: Rondoniaovivo.com/Foto:Rede Amazônica

.

banner pe
banner 2pe