No Banner to display

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

MACHADINHO – A mulher na política em Machadinho do Oeste-RO

Postado Dia março 23rd, 2016

machadinh-politica-rondoniarealMachadinho D’Oeste. Rondônia. Aos quinze dias do mês de março do ano de dois mil e dezesseis do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Machadinho D’Oeste, como todo bom município brasileiro, dos mais de cinco mil existentes, tem um bom número de mulheres (graças a Deus não moramos em Buritis! La, segundo as estatísticas oficiais, tem mais homem do que mulheres! Fuja!). No contexto da política, estamos dentro da média geral do País. Historicamente sempre elegemos mulheres para nos representar para o poder legislativo, quase sempre em menor número. Houve apenas uma legislatura em que foram eleitas 05 mulheres como vereadoras. Nas demais legislatura sempre foi eleita pelo menos uma mulher, mas poderia ser mais!

Então, porque nós, partidários e eleitorado em geral, não seguimos um exemplo do que já foi feito aqui em Machadinho, quando determinado segmento da sociedade iniciou uma campanha para que votássemos em candidatos “local”, no último pleito Eleitoral? A campanha pode ser considerada afirmativa, uma vez que obtivemos sucesso em eleger um parlamentar do município. Isso sem contar que outros candidatos daqui também alcançaram votações expressivas, graças a essa campanha!

Assim, para este pleito municipal conclamo, aos munícipes e eleitores em geral, de todas as faixas etárias, independente do sexo a votar em uma mulher!

Escolha a sua candidata, seja pelo conhecimento pessoal, do seu local de trabalho, pelo que faz ou já fez em nosso município. Analise as proposta. Convença aquelas que tem potencial para ajudar o município, mas que relutam em entrar na politica.  Sem a participação efetiva das mulheres a politica partidária parece que é só dos homens. Vamos mudar esse quadro em nosso município!

Tem muitas mulheres em nosso município, tanto na área urbana quanto rural, que já deram muito suor, sangue e lágrimas para que Machadinho D’Oeste esteja hoje no patamar de progresso que está. Mas precisamos ainda mais. Precisamos de renovação na nossa política. Precisamos de pessoas mais preocupadas com as causas do município ao invés de pessoas que só querem chegar ao poder visando tão somente em melhorar um pouco mais sua vida particular.

Segundo pesquisas, as mulheres tendem a ser mais honestas, mais francas em seu posicionamento, e quando veem uma injustiça, defendem com mais veemência do que os homens! Acredito que seja assim mesmo, tendo em vista uma particularidade. Podem observar que em geral as mulheres são mais fiéis em seu relacionamento do que nós os homens! Bom, tenho dito!

Cito aqui um artigo que li, há muitos anos atrás no jornal impresso Diário da Amazônia, que segundo pesquisa em algum país (não me lembro qual) foi detectado que os homens tem uma autonomia de 5 mil palavras por dia! E as mulheres, pasmem! 7 mil palavras por dia!!! Então, entendi porque quando a gente chega do trabalho e a mulher vai falando sobre filhos, problemas de casa, algo que aconteceu e passou no jornal, ou o que aconteceu na rua de casa, dos pequenos incidentes que aconteceram no decorrer do dia e blá, blá, blá… nos homens em geral ficamos só no unrum!! Anram! Sei! Tô sabendo! Tô sabendo não! Uai, como você sabe disso?!

E de repente, todo esse potencial de palavras da base feminina, poderá ser muito bem aproveitada na câmara municipal de Machadinho D’Oeste! Que tal se a gente formar uma consciência em procurar eleger neste próximo pleito municipal o maior número de mulheres possível! Ou preencher todas as vagas do poder legislativo municipal com mulheres? Eu sei que alguns amigos vereadores vão ficar bravo comigo por esta sugestão, mas peço calma nessa hora, lembrando que em todos esses anos de vida da câmara municipal os homens sempre foram a maioria e nem por isso ouve qualquer barulho, reclamação ou gritaria da parte feminina.

Mas voltando a ideia principal, procurar eleger a totalidade ou a maioria dos representantes da câmara em Machadinho com mulheres seria uma excelente alternativa, no meu ponto de vista. Mas para que isso aconteça os partidos têm que ter o cuidado em filiar ate o dia 02 de abril de 2016 mulheres com disposição de enfrentar o pleito eleitoral, estar regularizada em um Partido é o primeiro passo!

Havendo este sucesso eleitoral, já seríamos objeto de atenção nacional, e tenho certeza que essas valorosas guerreiras que chegarão ao mandato, não nos envergonharão, pois são pessoas que conhecem o município, sabem dos problemas e podem muito bem apontar soluções. E os incrédulos dirão, mas as mulheres não entendem de politica! E eu digo, que se não entendem de politica, o que duvido muito, tem os partidos para orientar, tem o rito do funcionamento da câmara que não é difícil seguir, e tem várias formas de aprender a lidar com a função, porque o mais difícil na vida elas já conseguiram, que é gerar um filho, formar uma família, aguentar a pressão do dia a dia dentro de uma casa, ou conciliar a casa com o trabalho profissional (as que trabalham fora, ou tem seus próprios empreendimentos). As mulheres dirigem carros, pilotam avião, pulam de paraquedas, então podem fazer muitas coisas que os homens fazem, e política é uma delas.

Então, podem sim dar conta de fazer a câmara municipal de nossa cidade funcionar de maneira exemplar, exercendo o papel que o vereador tem em legislar sobre as matérias municipais, fiscalizar os atos do poder executivo municipal, apreciar as contas dos gestores, e propor ações ao poder executivo pela ordem de prioridade dos problemas a ser resolvidos! É difícil isso? Ou tentam vender dificuldades para plantar facilidades?

Vamos lá, a ideia esta lançada, para o próximo pleito eleitoral vote em uma mulher! E para as mulheres: vamos deixar as fogueiras das vaidades de lado, vote em mulher! Mostrem que vocês unidas fazem a diferença, serão 11 vagas na câmara de vereadores. Não é possível que de várias candidatas você não simpatize com pelo menos uma delas para votar. E, votando convença seu marido, companheiro, filhos (se tiver com idade acima de 16 anos com titulo de eleitor). Convença seus pais, seus vizinhos, suas amigas de perto e de longe, da cidade ou do campo. Mas vamos mostrar a força feminina em Machadinho! Para verador em Machadinho D’Oeste, nesta eleição de 2016 eleja umaMULHER!

Como forma de colaboração com os partidos vou diponibilizar aqui algumas mulheres que são sempre citadas pela população, ou por pessoas em vários segmentos:

A nosso atual promotora Dra. Marluce (com a ressalva que ela tem ajudado e muito o nosso município onde está, então já esta dando sua parcela de colaboração com o nosso progresso!)

Mas temos a Madalena Petik da Servop, a Terry Siconi da rádio alternativa, a Vereadora Valneria do PDT, a Michelle Santana do RH da prefeitura, a Gina da prefeitura que saiu candidata na ultima eleição, a Silvia Gandra da prefeitura, a Seila Gandra da prefeitura (nesse caso teria que ter uma eleição prévia na casa dos Gandra), a Luciana De Martine, esposa do atual prefeito, a Alzilene Medeiros da RO 133, a Dra. Jardenys, a Dra. Barbara filha do nosso querido Dr. Arnaldo; a Andréia Martins, que era da ação social e hoje esta na saúde; a Serli, fonoaudióloga da saúde; a Rose Aleixo do hospital; a Maria Bueno, esposa do Edson Casarão; a Néia atual secretaria de ação social; a Patrícia da Emater, esposa do Leandro Patricio; a Ex Vereadora Leide; a Ex Vereadora Ilda Eugênio; a ex vereadora Nice, esposa do atual vereador Eustácio Salomão; a Nalva conselheira tutelar; a Marlucia, que já foi do conselho tutelar; a Camila picolezeira da alternativa FM; a Ângela da radio 97; a Maria do Carmo do laboratório do Hospital.

Isso sem contar inúmeras mulheres que são lideres nas comunidades católicas e no meio evangélico em nosso município. E, nas Entidades existentes tanto na zona rural, quanto na zona urbana!

Sei que nesta lista esqueci de muitas delas, mas peço a gentileza dos leitores que colaborem indicando mais nomes para enriquecer nossa listagem e propiciar mais opções para os partidos e para nós eleitores.

Use o facebook, comente nossa matéria, façamos um movimento em prol da participação feminina nas eleições municipais em Machadinho.

fonte: conexaoamazonia

banner pe
banner 2pe