quarta-feira, janeiro 15, 2025
Home Noticias Polícia Civil realizará operação para emissão de Carteira de Identidade na Prefeitura...

Polícia Civil realizará operação para emissão de Carteira de Identidade na Prefeitura de Cujubim

DSC_0163
Uma parceria entre a Prefeitura de Cujubim, Governo do Estado de Rondônia e Deputado Saulo Moreira (PDT), viabilizará na confecção de centenas de carteiras de Identidade para a população de Cujubim.

A operação será realizada nos dias 3, 4 e 5 de Fevereiro a partir das 07:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:30h nas dependências da Prefeitura Municipal em especifico no Gabinete do Prefeito. A operação trata-se de uma força-tarefa, para emissão do Registro Geral do cidadão que ainda não tirou a primeira Cédula de Identidade, a partir de 12 anos de idade, ou que precisa solicitar a 2ª via do documento.

O atendimento ocorrerá por ordem de chegada, com a oferta de 100 senhas diárias para a carteira de identidade. O mutirão foi organizado pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil para atender vários municípios da Região de Ariquemes, conforme o delegado regional, Thiago Flores.

“Com essa medida, o efeito será a curto prazo, mas o Governo do Estado está trabalhando com planejamento, substanciando em outras medidas que vão resolver a questão de documentos a médio e longo prazo, como por exemplo, a contratação de servidores datiloscopistas através do último concurso público, que já foram chamados e estão na academia”, afirmou Thiago Flores.

O coordenador do Instituto de Identificação, Isaque Cabral, orienta a todos os cidadãos que a cada 10 anos renovem a carteira de identidade, considerando alteração na escrita e na foto no decorrer dos anos. “Há várias situações que o RG não é aceito com data de expedição maior que 10 anos, como por exemplo, viagens para o exterior, abertura de contas corrente e financiamentos quando o nome da mulher não está atualizado com o sobrenome do marido ou de divorciada”, explicou Cabral.

DOCUMENTOS

Os documentos necessários para pedir a emissão de documentos dependem do estado civil do requerente. Para solteiros, solicita-se a certidão de nascimento original (ou cópia autenticada por tabelião), CPF. Para casados, solicita-se a certidão de casamento original (ou cópia autenticada por tabelião). Para todos os casos, solicitam-se três fotos no formato 3 X 4 e comprovante de residência.

Caso o solicitante seja menor de idade, deverá comparecer acompanhado do responsável, e este deverá apresentar um documento oficial com foto.

A primeira via do RG é sem custo para o solicitante. No caso de ser a segunda via, o solicitante pode apresentar a ocorrência de furto. Caso não tenha, paga-se uma taxa de R$ 91,63.

Com a documentação básica é possível:

  • Fazer o alistamento militar.
  • Abrir conta em banco.
  • Obter crédito.
  • Inscrever-se em programas de reforma agrária.
  • Comprar terras e imóveis com escritura.

.

Fonte: Portal da Prefeitura de Cujubim

Aos leitores, ler com atenção Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
- Advertisement -
Related News