sexta-feira, outubro 4, 2024
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Regiões de Machadinho e Jaru ganham pontes de concreto para interligar regiões produtivas

As duas maiores obras de construção de pontes de concreto em andamento pelo Governo de Rondônia são construídas nas regiões de Machadinho do Oeste e Jaru. Juntas, as duas plataformas de concreto somam mais de 200 metros, garantindo o escoamento de regiões de alta produção agropecuária e leiteira, além de reduzir a distância entre os municípios e distritos rondonienses.

Uma das pontes é construída sobre o rio Machadinho, na RO-205 (MA-28), rodovia que liga o município de Machadinho ao estado do Mato Grosso, pela cidade de Colniza. A região destaca-se pela alta produção de soja, arroz, milho e pelo transporte de madeira que entra na cidade vinda do Mato Grosso.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Lioberto Caetano, em vistoria à obra acompanhado do diretor-operacional, Marcelo Burgel, destacou que os trabalhos estão em fase final. Disse que os pilares e as vigas estão prontos. Detalhou o DER está concluindo o aterro da cabeceira da ponte para a empresa iniciar a instalação das vigas que estão num terreno próximo. “A empresa aguarda a chegada do guindaste para colocar as vigas e concluir a obra”, explicou Caetano.

Marcelo Burgel destacou que o trabalho de aterro da cabeceira da ponte é realizado com maquinário e servidores próprios, da Residência Regional do DER em Machadinho. O residente Rinaldo Pires, o Ronaldinho, disse que já foram utilizadas mais de duas mil caçambas de terra no aterro. Ronaldinho afirma que a MA-28 é uma das rodovias com o maior trânsito de carretas na região de Machadinho.

RO-133

A outra ponte de concreto tem 121 metros de extensão é construída sobre o rio Jaru, na RO-133, rodovia interligará o município de Theobroma ao distrito de Bom Jesus (Jaru) e à cidade de Vale do Paraíso. Caetano afirma que a ponte reduzirá a distância de Bom Jesus a Theobroma em quase 50 km. Com a ponte em funcionamento, a interligação ficará em 18 km. Hoje, o acesso entre Bom Jesus e Theobroma ocorreu somente pela BR-364, com a distância de 65 km.

Para o diretor do DER, a substituição de pontes velhas de madeira por pontes e galerias de concreto ou por bueiros armcos (tubos metálicos) é uma avanço para Rondônia. Afirmou que o governador Confúcio Moura tem visão futurista e por isso investe em projeto de construção de pontes.

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Fonte:DECOM

 

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