quarta-feira, novembro 6, 2024
Home Noticias 10ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS EM MACHADINHO DO OESTE

No Banner to display

10ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS EM MACHADINHO DO OESTE

Conforme divulgado, aconteceu em 23 de agosto de 2015, em Machadinho do Oeste, Estado de Rondônia, a 10ª Romaria da Terra e das Águas, com o tema: “Terra, Floresta e Água, Dádivas de Deus para Viver e Conviver” e com o Lema: “Somos testemunhas (At.3) de um novo céu e uma nova terra (Ap. 21)”. O evento contou com cerca de quatro mil pessoas que vieram das Dioceses de todo Estado de Rondônia, em parceria com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Comissão Pastoral da Terra e Conselho Indigenista Missionário, contou ainda com a presença do Movimento dos Atingidos por Barragens, Via Campesina, Movimento dos Pequenos Agricultores, dentre outros.

Em entrevista com o Pe. Dionísio, pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, um dos objetivos da Romaria é o de despertar a consciência pela profissão de fé de todos os cristãos, para participação na luta pelos diversos desafios enfrentados por homens e mulheres do campo, como a contaminação por agrotóxicos e a construção da usina de Tabajara, no Rio Machado, que irá atingir indígenas, seringueiros e ribeirinhos. Segundo o pároco, a razão pela qual Machadinho foi escolhido para realização da Romaria foi de o município ser uma das regiões mais recentes no assentamento de agricultores com concentrações de terras em mãos de grandes fazendeiros e latifundiários e porque o agronegócio irá prejudicar todas as fontes de água.

A concentração dos romeiros foi realizada na igreja matriz, onde foi servido um café matinal, em seguida todos saíram em caminhada para a cachoeira São José, local de encerramento do evento, com diversas atividades, que segundo o Pe. Dionísio o local foi escolhido por existir informações de uma possível construção de uma Usina hidrelétrica nesta cachoeira, já que foram realizados estudos de viabilidade da construção.
O Sr. João Rodrigues, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens de Rondônia, encerrou as locuções dando ênfase para os prejuízos sociais que a construção de uma barragem trás as comunidades.

Café matinal servido aos romeiros

Inicio da caminhada de 6 km ate a cachoeira de São José.

Chegada do Padre Dionísio, Paroco da Igreja em Machadinho no acesso a cachoeira.

Romeiros na cachoeira São José, local do evento.

João Rodrigues, representante do MAB de Rondônia

.

.

fonte: blog sigamazonia com fotos de raimundo nonato

Aos leitores, ler com atenção Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
- Advertisement -
Related News