sexta-feira, outubro 4, 2024
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Cujubim(RO) estimula articulação de adolescentes e criação de grêmios estudantis

Os grêmios estudantis representam espaços de debate e trabalho em grupo para eleger as demandas prioritárias no espaço escolar. Por isso, em Cujubim (RO), as escolas públicas passaram a estimular a criação de grêmios estudantis, proporcionando aos alunos a oportunidade de debater e participar mais ativamente da vida escolar e da comunidade.

A articuladora do Selo UNICEF no município, Marlene América da Silva, que também é professora, explica como incentivou a criação do primeiro grêmio de Cujubim, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Lisboa.

 “A criação do grêmio estudantil partiu da necessidade de ver meus alunos mais participativos nas ações das escolas. E meu compromisso com eles, quando me propus a ajudá-los na criação deste grêmio, foi de que eles serão incentivadores dos adolescentes nas outras escolas”, explica Marlene.

Atualmente, mais de 30 alunos que fazem parte do grêmio, já compõe a equipe intersetorial do Selo UNICEF, participando principalmente de mobilizações junto aos demais adolescentes nas escolas.

“Eles gostam muito do Selo, pedem para participar. Hoje (22), por exemplo, eles se organizaram e irão dar uma palestra sobre o combate á dengue na escola, e esperamos que esta ação se estenda a outras escolas”, conta a professora.

Por meio dos grêmios, é possível estimular elaboração de novos projetos nas escolas nas áreas de cultura, esporte, política, entre outras. Para concorrer à direção do grêmio na escola Antônio Francisco foi feita uma eleição com apresentação de propostas. Além disso, era obrigatório que os adolescentes estivessem devidamente matriculados, com idade a partir de 14 anos.

A nova presidente eleita, Caroline da Silva, 16 anos, fez parte da primeira edição do selo UNICEF e continua nesta nova edição. “Nossa ideia é fazer com que os alunos tenham maior participação nas atividades da escola e também uma voz ativa dentro da escola, na regulamentação das ações voltadas para a escola”, avalia.

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Assessoria

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