Dando continuidade ao cronograma de implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe, a coordenadoria de Informática do Tribunal de Justiça de Rondônia ministra desde segunda, dia 27, o treinamento de uso do sistema aos servidores e magistrados da Comarca de Machadinho do Oeste.
Até o dia 1º de agosto, eles serão acompanhados pelos técnicos para se familiarizarem com o sistema. “Os primeiros dias de uso são de adaptação com as novas configurações, por isso prestamos a assistência necessária. Também fazemos os devidos ajustes nos procedimentos para que o curso de trabalho se normalize na comarca”, explica Tarik Kamel, analista da equipe.
Este é o momento de apresentar todas as funcionalidades do sistema, bem como sanar as dúvidas quanto à operacionalidade. De acordo com a Coordenadoria de Informática do TJRO, responsável pelo treinamento, nenhum usuário tem dificuldade na utilização, até porque seu manuseio é extremamente fácil e prático. Depois disso, os atos operacionais viram rotina. Mas, caso o usuário ainda permaneça com dúvidas, basta acessar a página do TJRO, clicar no link PJe e verificar os manuais (veja aqui)
É importante lembrar que somente aqueles que possuem certificado digital poderão utilizar o PJe. Por isso o esforço para que servidores e magistrados providenciem seu token junto a Caixa Econômica.
Em Rondônia, o Tribunal de Justiça vem cumprindo rigorosamente todas as fases do cronograma estabelecido em julho do ano passado, quando, naquela ocasião, seguindo determinação do Conselho Nacional de Justiça, foi instituído o Comitê Gestor de Implantação do PJe.
A comarca de Machadinho já está atuando no PJe em toda área cível. Há processos distribuídos e uma equipe tratando da elaboração de um checklist para replicar o modelo de implantação para as demais comarcas a partir de 24.de agosto de 2015.
.
.
Assessoria de Comunicação Institucional