Mais da metade das pesquisas feitas ao Google no mundo todo são realizadas em dispositivos móveis, indicou um estudo da empresa apresentado nesta segunda-feira por Luis Collado, diretor na Espanha dos serviços News e Play.
Em um debate sobre as tendências dos negócios na internet em Palmas de Gran Canaria, Collado destacou que esta mudança no uso da internet obrigou o Google a alterar seu algoritmo de buscas, que desde abril prioriza os resultados de sites que têm versões adaptadas para smartphones e tablets.
A mesma tendência é observada pelo site líder no mercado de viagens, TripAdvisor, cuja diretora de Comunicação na Espanha e no Brasil, Blanca Zayas, assinalou que metade dos comentários feitos por seus usuários são originados em um dispositivo móvel.
Luis Collado ressaltou que, apesar destes dados, as empresas que vendem produtos ou serviços pela internet ainda não reagiram adequadamente à supremacia do móvel, e as aconselhou a ofertarem conteúdos específicos e a desenvolverem experiências de relação com os clientes voltadas para estes aparelhos.
O diretor do Google advertiu que 80% dos usuários de móveis que entram em um site não adaptado para telefones saem imediatamente da página, e que também não se pode confiar no índice de download de aplicativos, porque 90% deles são abandonados um mês depois de terem sido baixados.
Os aplicativos mais utilizados são os jogos e os de redes sociais e, de todos os disponíveis, 75% dos usuários só aproveitam quatro ou cinco.
Zayas destacou as grandes mudanças dos aplicativos na organização das viagens e o papel que as plataformas de opinião desempenham, ao contribuir para aproveitar ao máximo os recursos no negócio turístico.
Segundo Zayas, o TripAdvisor oferece informação de 4,9 milhões de empresas turísticas e todos os meses recebe consultas de 340 milhões de pessoas que optam por planejar suas viagens através de seu site, a maior parte na Europa, apesar de se tratar de uma empresa americana.
E destacou o aumento das opiniões recebidas, de 50 milhões em 2010 para 225 milhões em 2014, o que reflete que as pessoas querem compartilhar as experiências positivas que têm quando viajam. O TripAdvisor recebe 139 comentários de viajantes por minuto.
Zaya reconheceu que muitas empresas temem receber comentários negativos na internet, quando a realidade é que a grande maioria das opiniões é positiva.
Além disso, lembrou que sua plataforma conta com uma equipe formada por 300 pessoas que buscam detectar opiniões fraudulentas (tanto as negativas guiadas por interesses espúrios como os elogios comprados através de incentivos ou vantagens).
Fonte:EFE