O deputado estadual Saulo Moreira (PDT), participou nesta segunda-feira (1º) da solenidade de Lançamento da Pedra Fundamental e Assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo Hospital Regional de Ariquemes realizada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Ariquemes no espaço onde será construída a Unidade de Saúde.
O evento contou com a presença de autoridades federais, municipais, demais autoridades estaduais, representantes do setor e responsáveis pela obra, orçada em R$ 35 milhões. Do valor total, R$ 32 milhões são oriundos de emenda parlamentar de autoria do senador Acir Gurgacz, também do PDT.
Na oportunidade, Saulo Moreira destacou que a obra, é importantíssima para o município, representa um avanço na área da saúde, “e é uma esperança de dias melhores para os moradores de Ariquemes e toda a região do Vale do Jamari, que necessitam de atendimento, e hoje ainda precisam se deslocar até Porto Velho em busca de tratamento”, salientou.
Também na ocasião, Saulo Moreira, que sempre interveio a favor da construção do novo Hospital junto ao representante de seu partido no Senado, disse que fará questão de não deixar cair no esquecimento o mérito da obra, “que é do senador Acir Gurgacz, pois foi ele quem viabilizou o recurso através de emenda e sensibilizou a Bancada Federal para que o apoiasse na aprovação do Projeto”.
O governador Confúcio Moura (PMDB) agradeceu ao senador pela destinação do recurso e complementou que “ele poderia ter enviado para qualquer outro município, inclusive Ji-Paraná, que é o de origem dele. Mas não, mandou para Ariquemes, e por isso, somos muito gratos por esta atenção especial dada ao município”.
Para Acir Gurgacz, a cerimônia “marca o início da concretização do tão aguardado Hospital Regional de Ariquemes”.
Ainda no mesmo dia, o senador falou sobre a construção da obra em seu discurso em Brasília, de acordo com postagem feita em sua rede social.
Estrutura
O novo Hospital de Ariquemes, que já teve suas obras iniciadas com previsão de conclusão para dois anos, faz parte do programa de descentralização do atendimento de média e alta complexidade no Estado.
De acordo com o projeto, o complexo terá no total 140 leitos, sendo 113 de internação, seis de unidades de cuidados intermediários, 20 leitos unidade de tratamento intensivo (UTI), seis leitos de recuperação pós-anestésica e cinco centros cirúrgicos em quase sete mil quadrados de área construída. O local que fica no Setor Institucional de Ariquemes, ao lado do atual Hospital Regional, anteriormente pertencia ao município, e foi doado ao Governo do Estado com autorização da Câmara de Vereadores.