No Banner to display

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

Membros do Conselho Municipal de Saúde, técnicos da Prefeitura de Cujubim e vereadores participam de Capacitação em Cacoal

Postado Dia junho 15th, 2015

Membros do Conselho Municipal de Saúde e técnicos da Prefeitura de Cujubim e vereadores participam de Capacitação em Cacoal

A Capacitação de conselheiros de vários municípios do Estado de Rondônia, incluindo 08 (Oito) Conselheiros Municipais de Saúde de Cujubim e integrantes técnicos governamentais entre controladoria geral do Município e Diretora do fundo municipal de Saúde juntamente que ocorre nos dias 15,16 e 17 de Junho no Auditório da Câmara de Vereadores do município de Cacoal com a ministração da Equipe Técnica do TEC (Tribunal de Contas do Estado) por meio da Escola Superior de Contas “Efetividade na gestão pública”.

O Curso tem como objetivo qualificar os conselheiros municipais e técnicos sobre temas relacionados à gestão pública, a fim de exercerem seu papel na participação do processo de elaboração, execução, avaliação e controle das políticas públicas. Assuntos principais tomam a atenção dos participantes de como atribuir o conceito da Administração Pública, fundamentos constitucionais, fundamentos legais, controle social, controle social do SUS, o que é conselho de Saúde, como o conselho pode fiscalizar dentro das normalidades da lei e quem pode participar do Conselho de Saúde do seu município entre outros assuntos que esta sendo debatidos pelo Conselheiro Davi Dantas e Secretário Regional de Controle Interno, sr. Moisés Rodrigo Lopes.

A Prefeitura de Cujubim deu total apoio para que conselheiros e técnicos participassem dessa capacitação, uma vez que é necessária essa ampliação de entendimento por parte desses integrantes fiscalista sociais, e técnicos a fim de zelar de recursos públicos. Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cujubim, Srª. Maria Margarida De Souza Costa, a educação permanente é uma importante ferramenta para a manutenção da qualidade da atribuição dos conselheiros.

A Controladora da Prefeitura de Cujubim, Srª. Eliane A. Adão destaca, “No caso do Conselho Municipal de Saúde, os conselheiros têm como missão a apreciação, discussão e deliberação na implementação do Serviço Único de Saúde (SUS) na cidade, de modo à co-participar das melhorias e avanços na qualidade do atendimento de saúde”. Eliane ainda enfatiza que a Prefeitura de Cujubim tem dado total apoio para o Conselho de Sáude poder atuar com liberdade e eficiência, enfatizou.

Estão participando também da Capacitação os Vereadores Paulo Sérgio Dartiba, Valcenir Doré Gonçalves e Presidente do Legislativo vereador Djalma Moreira.

banner pe
banner 2pe