O Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal (CEF) liberaram o recurso de R$180 milhões para o desenvolvimento das obras de esgotamento sanitário para a cidade de Ji-Paraná (RO), a cerca de 370 quilômetros da capital Porto Velho.
Atualmente o município não possui esgotamento sanitário. O projeto para a construção da rede de esgoto foi elaborado pela prefeitura da cidade, em 2013. “Apenas 5% dos municípios brasileiros conseguiram atender às condições técnicas e fiscais para viabilizar o projeto e captar estes recursos”, afirma o prefeito da cidade, Jesualdo Pires.
Além da coleta, a obra inclui a construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). As redes coletoras do sistema de escoamento não terão ligação com drenagem e águas fluviais. A obra está prevista para começar em 2017.
Após receber o recurso, a póxima etapa será o processo de licitação da obra. A previsão, segundo o projeto feito pela prefeitura de Ji-Paraná, é de que a rede de esgoto seja entregue à Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd), no ano de 2039.
.
.
Fonte: G1