Informações oficiais dão conta que hoje 21/02, um cidadão já teria protocolado na Câmara de Vereadores uma denuncia contra o Prefeito Ernan Amorim, que estaria envolvido em diversas supostas irregularidades. As articulações já estão percorrendo em todo o município onde estão se reunindo vereadores em dois lados em acatar ou não a denuncia que será em voto secreto nessa próxima segunda-feira (24).
Uma vez acatada a referida denuncia, o prefeito corre um grande risco de ser afastado do cargo de prefeito do município. A questão que fica no ar, é saber qual dos vereadores que querem uma verdadeira mudança em Cujubim.
Os vereadores que em 2011 denunciaram em anexo em “ata” que resultou na denuncia do referido cidadão são, o presidente do legislativo Gilvan Soares Barata (DEM), Valcenir Doré Gonsalves (PT), Djalma Moreira da Silva (PDT) e o declarante na época e hoje atual vereador Paulo Sergio Dartiba (DEM). O que pode se observar, é que os narradores na época terão que sustentar a suas afirmações que fora feito até o final, de modo que será claro a revolta da população caso os autores da denuncia desmintam a si mesmo em voto simbólico que defende a ética e a dignidade do representante do povo.
ENTENDA O CASO
No dia 06 de Fevereiro de 2014 a Câmara de Vereadores de Cujubim recebeu um “FEITO” de autoria do Ministério Público de Rondônia referente ao Inquérito Civil Público pela portaria 058/2012 correspondente a petição inicial de improbidade administrativa ajuizada, para adoção das medidas previstas no decreto-Lei nº. 201/67.
As considerações autorais do MP foram condizentes a origem à investigação feita e apresentada em 13 de Outubro de 2011 na sede do MP em Ariquemes, pelos vereadores de Cujubim naquela época. Segundo consta no documento apresentado pelo MP à Câmara de vereadores, além das condutas criminosas especificadas em documento, a prática de infrações político-administrativas pelo prefeito Ernan Amorim, tais como, “omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do município sujeito à administração das Prefeituras Municipais” e “Proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo”, sujeitas ao julgamento pela Câmara dos vereadores e sancionadas com a cassação do mandato.
Entre várias narrações em documento de supostas irregularidades entre empresas contratadas pelo município com consentimento do atual gestor Ernan, o que mais pesaria nas denuncias é a contratação de uma empresa de assessoria de impressa que faria a promoção pessoal de Ernan Amorim, a empresa em questão, segundo consta nos documentos narrados pelos legisladores que uma jornalista estaria usando uma pagina da web e um programa na rádio comunitária para além de promovê-lo, ainda denegrir a câmara de vereadores, “o direcionamento das publicações é tão evidente, que antes do contrato ela só falava mal do prefeito e agora são só elogios”, disseram eles.
A sessão ordinária que acontece todas as segundas feiras a partir das 10:00h da manhã é aberta ao publico, por tanto todas as matérias discutidas são relacionadas à população. Na casa legislativa, são criadas leis, projetos e vários outros trabalhos que condiz respeito aos interesses populares.