sexta-feira, outubro 4, 2024
Home Noticias Ministério Público denuncia prefeito de Cujubim por fraudes em licitação

Ministério Público denuncia prefeito de Cujubim por fraudes em licitação

O Ministério Público de Rondônia ofereceu denúncia contra o prefeito de Cujubim, Ernam Santana Amorim, sua mulher Franciane Brito Alves Sampaio, Secretária de Ação Social e seu cunhado Enéas Antônio Brito Alves Sampaio por fraude, mediante ajuste, no caráter competitivo de procedimentos licitatórios  destinados à locação de máquinas de raio-x. Também foram denunciados os empresário Glauber Amálio dos Santos e sua irmã,  a estudante Gláucia Amálio dos Santos e a secretário municipal de Saúde, Danielle Gonçalves da Silva. As fraudes ocorreram entre os anos de 2010 e 2011.

Os denunciados vão responder por violação ao artigo 90 da Lei 8.666/93 (Lei das Licitações e Contratos Públicos) por frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação.

A denúncia foi oferecida pelo Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, a partir de procedimento investigatório instaurado pelo MP. De acordo com a denúncia, Enéas Antônio Brito Alves instituiu a empresa G. A dos Santos em nome de Gláuber Amálio dos Santos, ajustando com ele a participação nas fraudes dos processos licitatórios para locação de máquinas de raio-X. Gláuber, pessoa sem recursos para abertura da empresa e prestação de serviços, residente na Bolívia, chegou a assinar documentos e a receber valores referentes às contratações ilegais, contudo, por estar foragido da polícia, outorgou procuração a sua irmã Gláucia Amálio dos Santos que realizava os atos necessários a consecução da fraude, acompanhada e orientada por Enéas.

O MP constatou o direcionamento da licitação para contratação sempre da mesma empresa, bem como o intento de inviabilizar a participação de outras empresas, a partir de fragmentação da licitação, por meio de lançamento de editais com duração da prestação do serviço de locação de máquina de raio x de três a quatro meses, provocando o desinteresse de outras empresas em apresentar preços mais vantajoso.  Além disso, os serviços contratados não chegaram a ser prestados, considerando a falta de condições estruturais das unidades de saúde para receber a máquina de raio-x.

Mesmo sem a comprovação do serviço prestado, a o município pagava a empresa G.   A . dos Santos, tudo isso com a conivência do prefeito Ernam Amorim e sua mulher Franciane Brito Alves Sampaio. da Secretaria de Saúde, Danielle Gonçalves Alves da Silva.

Aos leitores, ler com atenção Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
- Advertisement -
BANNER TESTE
Related News