A Gripe A/H1N1 (suína), foi descoberta em um Paciente do sexo masculino de 47 anos morador de Cujubim-Ro, de acordo a reportagem da equipe da Globo a equipe da Vigilância Sanitária do Estado confirmou nessa semana a morte do paciente que estava infectado pelo vírus.
Na reportagem abordada pela equipe da Globo a diretora da agência, Arlete Baldez, o homem deu entrada no Cemetron (Centro de Medicina Tropical de Rondônia), no dia 23 de abril. “O paciente apresentava um quadro grave de insuficiência respiratória, tosse e respondia pouco a estímulos”, relata a diretora. Diante dos sintomas foi registrada a suspeita da doença e o tratamento iniciado, mas o paciente não resistiu e morreu no dia seguinte a internação.
Uma amostra do sangue do paciente foi coletado e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado com a confirmação da doença chegou na quarta-feira (22). A diretora ainda alerta que o quadro de pessoas de risco é composto por gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a 2 anos. Doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem ser vacinadas.
O que mais chama a atenção é que o município ou seja a administração municipal até agora não se manifestou em nem uma campanha de prevenção para combater o vírus ou evitar que o vírus não se alastre.
Conforme relatos de representantes do legislativo municipal desde o período de eleição não esta sendo feito nada na cidade, na saúde por exemplo nessa época chuvosa não foi realizado nem uma campanha contra qualquer doença, principalmente contra a Dengue que por ser uma data que aumenta a proliferação influenciada pelo acumulo de aguas paradas.
Como se não bastasse o chefe do executivo exonerou o último secretário que é considerado pelos dados curricular, altamente qualificado para a função, os motivos ainda não foi descoberto, mas que poderá ser alvo de investigação pelo Ministério Público.